Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de julho de 2011


Conto

Essa Estrada é Real

- Alô. Tropa Serrana.

- Sou da Federação Hípica de São Paulo e gostaria de um guia para acompanhamento na Estrada Real. O objetivo é levar meus cavalos para um "repasso" em trilhas. Creio ser apropriado para melhorar o condicionamento físico de meus animais, além de distrairmo-nos e aumentar nosso entrosamento. Adorei a idéia. Conhecia a doma racional, mas a preparação cultural do "conjunto" (cavalo e cavaleiro) surpreendeu-me.

Assim, monitorei a vivência em trilhas – históricas e aventureiras – deste versátil cavaleiro.

Chovia muito naquele janeiro de 2003. Parecia o dilúvio. Seus cavalos, de raça mesclada de sangue inglês e alemão, eram altíssimos. Não cabiam em qualquer trilha ou túnel de copas de cerrado. Achei melhor encaminhar a tropa à Fazenda do Cipó. É lá que se encontra o curral da Tropa Serrana. Ali, meu sócio Zezé, legítimo mineiro interiorano, deu as lições finais a nosso amigo. Primeiro, recusou-se a montar num daqueles cavalões do paulista. Disse que aquilo estava mais para elefante que para cavalo. Arreou sua mulinha e pôs-se a apresentar a Serra do Cipó aos forasteiros. Nossos amigos se encantaram. O "cavalão" que tinha neura de água, logo superou a cisma, pois vendo o desempenho da mulinha do Zezé, viu-se compelido ao desafio e superou esse obstáculo. Nosso amigo, Zezé, com sátira caipira, surpreendia o nobre cavaleiro com refinado humor.

Um dia, com muito tato, o convidado perguntou ao Zezé – que ia logo à frente – se ele distinguia bem o lado direito do lado esquerdo do caminho. Não é que sua indicação localizou corretamente a direita. Porém, indicando a lateral do caminho que a esta altura estava à esquerda do cavaleiro paulista. Assim é Zezé. Algo mais que a Tropa Serrana se orgulha em acompanhar. Ou como ele diz: "Viu o que você deixou pra trás? - O Rastro! Hahaha" E o paulista e seu cavalo? Bem, tornaram-se campeões. Afinal, a verdadeira vitória é o amor entre as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário